De 4 a 8 de outubro de 2010, Coordenao Geral: Prof. Dr. Fbio Fernandes Villela - Educao e Sociedade: Desafios e Perspectivas - Semana de Pedagogia 2010

Trabalhos

agosto 11, 2010

TRABALHOS APROVADOS

Atenção: Todos os trabalhos de Comunicação Oral e Painel serão apresentados no Auditório A do Ibilce – Unesp, a partir das 18h:00min. até as 19h:00min., com 10 a 15 min. de apresentação e perguntas para cada participante.

Os certificados de apresentação serão expedidos com nome individual do participante. Todos os participantes (autores e co-autores) da Sessão de Comunicações deverão ter pago a inscrição do evento para receber o certificado de apresentação.

Iremos liberar a entrada, durante a Semana de Pedagogia 2010, para todos que quiserem assistir a Sessão de Comunicações e Painéis. O horário é das 18h:00min. as 19h:00min. Avisem a todos os vossos contatos.

 Dia 04 – 10 – 2010

001. Camila Tanure Duarte; Lais Socorro Alves Santa Rosa; Lilian Maria da Silva. Perspectivas do PCN de Língua Portuguesa. Ibilce – Unesp – Rio Preto.

002. Luana Passos; Lucimar A. I. Sanfelice. Alfabetização matemática: situações que enriquecem a construção da aprendizagem. Colégio São José – Rio Preto.

003. Fernanda Passarini Melo; Fernanda Vollet; Heloisa Hernandes Lemos; Maria Eliza Brefere Arnoni; Nathália Vieira Ribeiro; Patrícia Vieira Ribeiro; Talita Cristina Leal Nogueira. Aula de ciências para crianças: seres orgânicos na perspectiva da Metodologia da Mediação Dialética. Ibilce – Unesp – Rio Preto.

004. Camila Tanure Duarte; Lais Socorro Alves Santa Rosa; Lilian Maria da Silva. Roteiro de leitura da história em quadrinhos – “Mônica em: a eterna criança” de Maurício de Souza. Ibilce – Unesp – Rio Preto.

Dia 05 – 10 – 2010

001. André Luiz Rodrigues de Rossi Mattos. O movimento estudantil paulista no período do governo João Goulart (1961 – 1964): cultura e prática política. Unesp – Assis.

002. Jean Paulo Pereira de Menezes. Os intelectuais, a política e suas perspectivas: a produção do conhecimento a partir da academia e o papel dos intelectuais diante da história do povo Terena. Unilago – Rio Preto.

003. Maria Isabel Gomes de Araújo; Fábio Fernandes Villela. Modos de socialização contemporâneo dos trabalhadores da cana-de-açúcar da macro-região de São José do Rio Preto – SP. Ibilce – Unesp – Rio Preto.

004. Mayara Gomes Lapa e Simone Ferreira Lopes. Escolarização: educação ou politicagem? Ibilce – Unesp – Rio Preto.

005. Josiane Paula Rodrigues; Raul Aragão Martins. A construção do desenvolvimento da moral nos anos escolares. Ibilce – Unesp – Rio Preto.

Dia 06 – 10 – 2010

001. Patrícia Muriel de Souza; Maria Denise Guedes. Numeração: o aprendizado de unidades, dezenas e centenas pelos adultos. Ibilce – Unesp – Rio Preto.

 002. Antonio Delfino de Jesus; Juliana Schneiker de Jesus; Pedro Belchior da Silveira Jr. O lúdico no ensino da matemática: A visão da criança diante da exposição sócio-histórica. Ibilce – Unesp – Rio Preto.

003. Roseli Aparecida Francisco. O caso da FFCL de São José do Rio Preto: Estudo Introdutório das Fontes Primárias sobre o Movimento Estudantil. Ibilce – Unesp – Rio Preto

004. Juliana Tiburcio Silveira. Análise histórico-ontológica da cidadania segundo os fundamentos marxianos e o aluno-cidadão da educação de jovens e adultos. Pós-Graduação em Educação Escolar – FLC – Unesp – Araraquara.

005. Carla Rhaissa Gonçalves Beserra; Josiane Paula Rodrigues; Juliana Cristina Sangeruci Saab; Tabata Julia Soares Martins. Gêneros orais e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem. Ibilce – Unesp -Rio Preto.

 Dia 07 – 10 – 2010

001. Paula M. L. Rocha; Maria Denise Guedes. Hora do conto, hora de aprender: atuação do pedagogo fora do espaço da sala de aula. Ibilce – Unesp – Rio Preto.

002. Andréia Regina Tamashiro. Classe hospitalar: o trabalho dos profissionais. Ibilce – Unesp – Rio Preto.

003. Betânia Aparecida Ferreira, Carla Rhaíssa Gonçalves Beserra, Juliana Cristina Sangeruci Saab. Roteiro de Leitura – Carta. Ibilce – Unesp – Rio Preto.

004. Bruna Tairine Silva; Maria Antonia Granville. Monteiro Lobato e o ensino da gramática. Ibilce – Unesp – Rio Preto.

005. Ana Lara Casagrande. As parcerias entre o público e o privado na oferta da educação infantil: novos contornso. Pós-graduação em Educação – Unesp – Rio Claro.

Dia 08 – 10 – 2010

001. Julio Cesar Torres; Guaraci de Lima Requena; Flávia Bolssone do Prado; Fabiano Correa de Macedo; Geovanny Mendes Silva; Lucas Alves Macedo. A instituição do Fundef e as tendências de municipalização do ensino fundamental na Região de São José do Rio Preto (SP). Ibilce – Unesp – Rio Preto.

 002. Nathalya Tukamoto Silva; Fábio Fernandes Villela. Os programas de qualidade na educação. Ibilce – Unesp – Rio Preto.

 003. Shellida Duarte da Silva. Desinteresse na educação: é preciso repensar o problema para encontrar soluções. Unirp – Rio Preto.

 004. Luciana Dias Modesto. Rousseau e a educação. Iseceres – Rio Preto.

005. Humberto Perinelli Neto; Rodrigo Ribeiro Paziani. A filmagem do vivido como prática pedagógica: por uma articulação critica entre PCN, olhar local e produção de curtas metragens no ensino de história e de geografia. Ibilce – Unesp – Rio Preto e Fundação Educacional de Fernandópolis.

006. Jaqueline Cortez Bonil Fiamengui. A Formação do Professor nas Políticas Públicas Brasileiras. Ibilce – Unesp – Rio Preto.

Requisitos

Os trabalhos e/ou painéis não precisam necessariamente corresponder aos Eixos Temáticos da Semana de Pedagogia 2010.

Serão aceitos trabalhos de pesquisa concluídos ou em andamento e painéis. Os trabalhos selecionados serão publicados no CD-ROM do evento.

Os artigos e/ou projetos deverão conter a seguinte estrutura: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultado(s), Conclusões e Referências Bibliográficas. A apresentação nas Seções de Comunicações também deverá seguir essa mesma estrutura. Atenção: não serão aceitos trabalhos fora dessas normas. (As apresentações na seção de comunicações deverão seguir esta estrutura).

PRAZO: Os artigos devem ser encaminhados até o dia 00/00/0000 para o endereço eletrônico:

Instruções para elaboração dos artigos

Programa: MS Word for Windows.

Papel: A4 (210 X297mm)

Configuração da página: 30 linhas, 70 toques/linha
Margens: superior: 3,75cm; inferior: 3,75 cm; esquerda: 3,25 cm; direita: 3 cm
Corpo do texto e bibliografia

- fonte Times New Roman 12
- espaço entre linhas: 1.5

Rodapé:
as notas devem constar no pé de cada página

- fonte Times New Roman 10
- espaço entre linhas 1

As referências bibliográficas devem aparecer no corpo do texto, indicando sobrenome do autor, data de publicação, página citada. A referência completa deve constar nas referências bibliográficas ao final do texto.

As citações devem aparecer no corpo do texto indicando sobrenome do autor, data de publicação, página citada. A citação completa deverá constar nas referências bibliográficas ao final do texto.

Apresentação formal do texto

Os textos deverão ser apresentados na seguinte seqüência:
Título
Autor
Titulação acadêmica e vinculação institucional
Resumo em português (máximo de 8 linhas) e 3 palavras chaves.
Abstract (máximo de 8 linhas) e 3 keywords.
Texto de no mínino 12 e máximo 15 páginas.
Bibliografia em ordem alfabética, devem constar somente referências bibliográficas citadas no texto. Seguir a NBR-6023 da ABNT:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Citação de livros: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico. Edição. Cidade, Editora, ano, quantidade de páginas.

Citação de artigos: SOBRENOME, Nome. “Título do artigo”. Título do periódico em itálico, Cidade, vol., nº, p. inicial-final, data.

Citação de capítulo de livros: SOBRENOME, Nome: Título do capítulo IN: AUTOR (ES) DO LIVRO. Título do livro em itálico. Cidade: Editora, Ano, p. ou pp.

Anexos: informação original importante ou detalhamento indispensável para a compreensão do texto)
Fotos/Figuras/Tabela: devem ser enviados em folha e arquivo, com legenda, citação de fonte e indicação precisa (página e entre quais parágrafos) deve ser inserida no texto.

Painéis:

 Os trabalhos a serem apresentados na forma de Painéis serão dispostos na ordem seqüencial crescente de acordo com a distribuição feita pelo Comitê Científico da Semana de Pedagogia 2010

 O autor disporá de uma área útil máxima de 90 x 90 centímetros para compor seu painel. O autor deve evitar o uso de material pesado na preparação do painel para não dificultar a sua fixação.

 O aluno-autor deve ter em mente que o painel deve ser simples e auto-explicativo; as sessões de painéis oferecem um ambiente propício para discussão informal.

 O painel deverá ser identificado no alto, com o título do trabalho, os nomes do Aluno-autor seguido do nome do Orientador e dos Colaboradores, se houver. Na sequência, o nome da Instituição e Agência de Fomento, se houver. O tipo de letra deve ser escolhido de forma a facilitar a visualização e leitura do texto contido, de acordo com a quantidade de informação em cada trabalho. Pede-se que o título tenha destaque e facilite a sua leitura pelo observador.  Sobre o tamanho dos textos e ilustrações chamamos a atenção para o fato de que o painel estará sendo observado a uma distância aproximadamente de 1 metro. No caso específico de autores bolsistas do CNPq é obrigatória a menção desse fato no painel (CNPq/PIBIC ou CNPq/PIBITI). Os painéis devem permitir sua afixação por meio de gancho ou por fita adesiva dupla face.

A duração de cada Sessão de Painéis é de 01 (uma) hora e será informada aos interessados por e–mail. Para a colocação dos painéis está previsto um intervalo de 30 minutos antes do horário de início de cada sessão. O aluno-autor deverá permanecer junto ao seu painel, para responder as questões da audiência, durante os primeiros 45 minutos de duração de sua sessão. No restante do tempo, poderá circular pela sessão para conhecer os outros trabalhos apresentados.

Envio do arquivo

Preencha corretamente o formulário.
Envie arquivos somente em DOC, DOCX, PDF,RAR ou ZIP

ATENÇÃO: Somente serão avaliados pela comissão científica os trabalhos que estiverem com a taxa de inscrição dos participantes paga.